domingo, 1 de janeiro de 2012

DIA 1º DE JANEIRO - DOMINGO





Pe. Francisco IVO, CM 

DIA 1º DE JANEIRO - DOMINGO

MARIA, MÃE DE DEUS (Lucas 2,16-21)


Ano Novo, vida nova, é como costumamos dizer. Cabe a pergunta: Como será minha vida ao longo deste ano? Hoje é dia de festa e de transmitir votos de paz e de esperança. Como fazer com que isso não seja um simples e tímido desejo? Pois o resto do ano são guerras, ódio, violência, exploração e mortes. Há um bilhão e quinhentos milhões de pobres no mundo. Hoje é dia Mundial da Paz. Em nosso país, são muitas as expectativas no campo social, político, econômico, etc. Deus quer que nosso país seja repleto de sua bênção, nação plenamente fraterna e justa, pois esse é o projeto de Deus. Maria, cuja solenidade hoje celebramos, nos ensina a discernir a presença de Deus em nossa história. De fato, ele sempre se mostrou solidário com os anseios do seu povo, coroando de êxito suas lutas. Mas é em Jesus que essa solidariedade tomou forma definitiva. E é por meio dele, nascido de Maria, que podemos ter a certeza de que o futuro será melhor. Contudo, não bastam votos e boas intenções. A proposta de Jesus é exigente e envolve todas as pessoas de boa vontade. Quem se compromete com ele se torna promotor da paz e construtor de uma nova sociedade. Celebramos Maria, Mãe de Deus. Devemos essa festa às Igrejas Orientais, que, logo após o Natal, prestavam reconhecida homenagem àquela que nos trouxe o Salvador.
O Evangelho de hoje inicia falando da pressa que os pastores têm de chegar a Belém. Essa pressa caracteriza muito bem a expectativa dos pobres que receberam um anúncio extraordinário da intervenção de Deus, e não sossegam até que possam constatar pessoalmente a confirmação desse anúncio. Os pastores, sendo os primeiros aos quais é anunciado o nascimento do Salvador, demonstram a opção que Deus fez pelos excluídos. De fato, a imagem romântica dos pastores dos presépios não corresponde à realidade. Eles eram malvistos pelo fato de não respeitarem as propriedades dos outros, invadindo-as com seus rebanhos, e cobrando preços exorbitantes pelos produtos dos rebanhos. Conforme um documento babilônico de nome Tamud, dizia que um pastor não podia ser eleito a cargo de juiz ou testemunha nos tribunais, por causa da má fama e do desrespeito à propriedade.
É a um tipo assim de gente que é dirigido por primeiro o anúncio do nascimento do Salvador. E os pastores respondem ansiosamente a esse anúncio, indo apressadamente a Belém. O que encontram ao chegar não tem nada de extraordinário: um casal e um bebê deitado numa manjedoura. Mas isso é suficiente para eles compreenderem que ali está o Salvador deles, pois aquele bebê deitado na manjedoura é o sinal mais concreto da solidariedade de Deus para com os pastores. Jesus escolheu a linguagem da manjedoura para dizer-lhes que de fato ele é o Deus-Conosco. Nasceu excluído para os excluídos. Imediatamente os pastores se tornam anunciadores da salvação divina; já assimilaram a mensagem e agora evangelizam. Lucas dá a entender que junto a Maria, José e Jesus, há pessoas que ainda não haviam entendido a mensagem. E graças ao testemunho dos pastores, maravilham-se, ou seja, aderem a Jesus. De receptores da mensagem, os pastores passam a ser anunciadores.
A circuncisão era sinal da pertença a esse povo. Jesus assume os valores da sua gente. Porém sabemos que na sua prática consegue transformar esse universo de valores, dando-lhes nova forma e conteúdo. Para os semitas o nome é a carteira de identidade de uma pessoa. Revela quem é e o que faz. Essa identidade vem do próprio Deus. Jesus significa Javé salva. Portanto, tudo o que Deus quis dizer e fazer em benefício da humanidade encontra plena realização na vida de Jesus.
Mudemos nossa mentalidade, nosso jeito de encarar as coisas para termos em 2012 um verdadeiro ano novo; com nova vida e nova maneira de contemplarmos as pessoas e as coisas.

UM 2012 REPLETODE PAZ E SUCESSO A TODOS!

Uma ótima semana a todos!

Pe. Francisco Ivo
Paróquia São Pedro e São Paulo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

XXVII Encontro de Casais com Cristo

A união das equipes da Sala e de Ordem e Limpeza do XXVII ECC deu a origem da Equipe Roxa, veja quem são os participante da equipe destaque 2011.
Tarefa realizada pela equipe Roxa de Amor por Cristo, na Gicana do ECC 2011 da Paróquia de São Pedro e São Paulo. No tempo da brilhantina, bons tempos não voltam mais.