terça-feira, 6 de março de 2012

Informativo de Março de 2012


Parabens

Image by Cool Text: Free

8 de Março - Dia Internacional da Mulher


Imagem royalty-free: Praying young woman in light and incense smoke
MULHER CRISTà

Mulher cristã, um instrumento nas mãos de Deus!
Um símbolo de amor pra os seus.
Uma professora sem restrições!
Uma coordenadora da sociedade, das nações.
Enigma inesgotável e forte.
a executora de atos nobres de toda sorte
Mulher cristã, a ternura que envolve a criança,
Que envolve a vida do jovem com segurança,
Que orienta os passos do jovem com seu exemplo,
Que acompanha o adulto e o leva ao templo.
É à base da célula- mater da sociedade.
É a heroína que sabe adornar a felicidade.
Mulher cristã é aquela que ensina o filho a orar.
É aquela que ameniza no mundo a chorar.
É aquela que não tem limitação!
É aquela que a todos dá atenção!
É aquela que contribui para o perdão.
É aquela que para tudo é a própria lição.
Mulher cristã é um título de extrema honra sincera
É o símbolo de toda cultura na terra.
É o conceito mais alto da feminilidade.
É a mola mestra do mundo!
É o símbolo de felicidade.
mulher cristã não tem distinção de raça,
classe social ou cor.
ELA crê em DEUS
N’Ela vê o verdadeiro amor.




CRISTO ALEGRIA 2012





     


     


    


   


    


    


Pastoral Litúrgica

Pastoral litúrgica é o serviço para animar a vida litúrgica, levando em conta o contexto social, histórico, cultural e eclesial das comunidades, tendo em vista a participação ativa, consciente e plena de todos na celebração, para dela colherem frutos espirituais.
Cross and SilhouetteA pastoral litúrgica, com a participação da comunidade ou de seus representantes, ocupa-se com a preparação, realização e avaliação das celebrações. Comporta uma adequada organização da vida litúrgica em todos os níveis eclesiais e uma permanente formação litúrgica do povo, dos ministros e das equipes de liturgia.
As liturgias, bem celebradas inserem as pessoas, através da ação simbólico-ritual, na vivência do Mistério Pascal de Cristo. a pastoral litúrgica organiza-se tendo como referência os momentos fortes do Ano Litúrgico, festas dos padroeiros, acontecimentos importantes da história da comunidade, celebração dos sacramentos, privilegiando o domingo como dia da Ressurreição, da Palavra, da Eucaristia e da comunidade.

RENOVAÇÃO LITÚRGICA
Nestas quatro décadas, sobretudo depois da promulgação da Constituição “Sacrosanctum Concilium”, muito se fez pela renovação litúrgica. As mudanças, em alguns casos, foram radicais: missa celebrada na língua local, maior participação da comunidade, ministros leigos e outras novidades que deixaram o senhor Fritz, 65 anos, desanimado, a ponto de dizer:
“Gostava mais da missa quando era rezada de costas e em latim!”. Mas, contrariamente ao senhor Fritz, muitos vibraram com as mudanças e passaram a exigir uma renovação que respondesse realmente às exigências dos tempos.
Não há dúvida, um grande caminho foi feito, contudo, há ainda situações que continuam preocupando a Igreja:
·        A fraca participação da comunidade celebrante. Anteriormente a culpa parecia estar toda no fato de a liturgia estar quase que exclusivamente na mão do clero. De fato, havia muita razão para essa queixa. Mas, qual seria agora a razão da fraca participação em muitas celebrações?
·        Exageros litúrgicos cometidos por certos movimentos da Igreja. Isso já chegou a provocar reiteradas intervenções da Igreja. Fica a pergunta: O que fazer para que a liturgia seja fonte e cume da vida e das atividades da comunidade? (cf. SC 10)

PREPARAR É O CAMINHO

Quem celebra a liturgia de forma ativa, participada, entra mais facilmente na dinâmica comunitária e eclesial da solidariedade e da doação da vida para a construção do Reino, assim como Jesus indicou e testemunhou. Mas, para que isso aconteça, a ação litúrgica deve ser entendida e bem preparada.
Ouve-se ainda queixas desse tipo: a missa foi cansativa, os cantos desafinados, o instrumental exageradamente alto, as leituras feitas sem expressão, a homilia abstrata e pouco voltada para a vida...
Mas como ter uma boa proclamação da Palavra se o leitor for improvisado, sem capacidade ou preparação nenhuma? A música e os cantos são de uma importância extraordinária na liturgia, mas como alcançar isso se os cantos não forem apropriados e bem executados, envolvendo, de preferência, também a comunidade? Por isso, tudo deve ser preparado com antecedência e com capricho.
Dito isso, é fácil entender a necessidade, em cada comunidade, da Pastoral Litúrgica. Dela devem fazer parte pessoas com uma forte espiritualidade e sensibilidade litúrgica. É tarefa desta pastoral organizar com competência e criatividade toda a ação litúrgica que acontece na comunidade, preparando pessoas, dividindo tarefas e criando aquele clima que ajude a vivenciar as sublimes realidades que devem nos conduzir a uma forte experiência de Deus e a nos engajar na transformação do mundo.
Serginho Valle, em seu livro “Pastoral Litúrgica”, oferece uma definição da pastoral: “Pastoral Litúrgica é o modo de organizar a comunidade, visando a formação litúrgica, a preparação e a realização de celebrações”.
Como na comunidade existem várias funções, assim na liturgia devem existir pessoas que assumam as diversas responsabilidades: músicos, leitores, acólitos, celebrante, salmistas, cerimoniários, decoradores de ambiente, comentaristas e por aí vai.
Naturalmente, entre eles, deve haver alguém que organize e coordene, realizando o chamado tripé da Pastoral Litúrgica: organização, formação e preparação.
·        ORGANIZAÇÃO: articular toda a liturgia da comunidade distribuindo as responsabilidades às equipes.
·        FORMAÇÃO: se não houver formação litúrgica das equipes e da própria comunidade, teremos uma comunidade que celebra sem vida.
·        PREPARAÇÃO: a improvisação torna as celebrações chatas e pouco participativas.
CONCLUINDO
Pastoral Litúrgica ainda não é levada a sério por muitas comunidades que nem sequer têm equipes próprias para isso. Uma liturgia bem organizada, sem improvisações, é resultado de uma equipe que pensa, organiza, prepara e põe vida e arte em sua realização. Precisamos evitar, como diz Serginho Valle, a “pastoral do laço”:
Dez minutos, quando não menos, laça-se alguém que está chegando mais cedo para que faça uma leitura, escolha uns cantos, etc. Errado! A comunidade dos fiéis merece muito mais que isso. E Deus, a quem se deve honra e glória, merece ainda mais de nós!




AO CASAIS


Ao centro: Padre Francisco Ivo.



Hoje em dia está muito difícil manter um relacionamento estável e feliz por um longo período. Nunca vi tanta separação, tanta gente sofrendo por decepções amorosas, e muitos não conseguem se recuperar de uma decepção assim, sem muito esforço. Uma das maiores barreiras para o amor vencer o tempo é a pretensão dos casais em possuírem os parceiros, entregando até a alma para quem não pode nem cuidar de si mesmo, ou querendo tornar-se "dono até dos pensamentos da pessoa amada".
 Por isso, aprenda com Gibran Khalil, o grande pensador árabe do século 20, que fala do amor que vive a eternidade: "Amai-vos um ao outro, mas não façais do amor um grilhão. Que haja, antes, um mar ondulante entre as praias de vossas almas. Enchei a taça um do outro, mas não bebais da mesma taça. Dai do vosso pão um ao outro, mas não comais do mesmo pedaço. Cantai e dançai juntos, e sede alegre, mas deixai cada um de vós estar sozinho. As cordas da lira são separadas e, no entanto, vibram na mesma harmonia. Dai vosso coração, mas não o confieis à guarda um do outro. Pois somente a mão da vida pode conter vosso coração. E vivei juntos, mas não vos aconchegueis demasiadamente. Pois as colunas do templo erguem-se separadamente. E o carvalho e o cipreste não crescem à sombra um do outro".
 Quem ama confia e segue confiante, e deixa a alma amada seguir adiante, mesmo que sozinha. Mesmo descobrindo que a alma amada não te ama mais, ainda assim, quem ama só quer o melhor para a pessoa amada, esse é o despojamento do amor, o preço de amar de verdade.
A vida de um casal é uma soma diária de atitudes e ações, quando a soma se transforma em subtração surgem os conflitos. Portanto, aprenda a somar e multiplicar, nunca subtrair. A vida é esperança. Nunca desista. A vida também é morrer cada dia um pouco, esteja bem ciente disso.
Os três tipos de Amor
O primeiro amor
É o Inesquecível! A descoberta dos sentidos, das emoções, da adolescência, quando tudo é desconhecido! É o primeiro beijo, o primeiro sonho; é cego, inconseqüente, audacioso. E na sua pureza, sem nenhum medo, vai à busca do "ser feliz até que a morte os separe". Maravilhoso seria se essa união fosse eterna, mas... O tempo passa... E se os Valores mudarem, ou o destino interferir, ele torna-se imortal apenas na lembrança, mas sua ternura nunca será esquecida!
O Segundo Amor
A busca continua, a maturidade chega; e no auge das emoções, pensando que tudo se conhece, surge um novo amor. É aquela paixão desenfreada, enlouquecedora, Onde é quase insana a doação de corpo, alma e espírito; com o vigor e a fúria de verdadeiros amantes. É um amor que se mascara de maduro pela experiência adquirida, é a tentativa de corrigir os erros cometidos no primeiro amor, mas a pessoa é outra! Não há lugar para guardar a bagagem do primeiro amor, dos hábitos criados, dos traumas 


         Que Deus abençoe aos casais do ECC.
                       Com carinho: Pe. Ivo

Você sabe o que é COLETA SELETIVA?
                                           
É um sistema de recolhimento de materiais recicláveis, tais como papéis, plásticos, vidros, meta
Símbolo de vidro
Vidros
is e orgânicos, previamente separados na fonte geradora. Estes materiais são vendidos às indústrias recicladoras ou aos sucateiros. As quatros principais modalidades de coleta são: domiciliar, em postos de entrega voluntária, em postos de troca e por catadores.

A coleta seletiva domiciliar assemelha-se ao procedimento clássico de coleta normal de lixo. Porém, os veículos coletores percorrem as residências em dias e horários específicos que não coincidam com a coleta normal.
A coleta em PEV (Postos de Entrega Voluntária) ou em LEV (Locais de Entrega Voluntária) utiliza normalmente contêineres ou pequenos depósitos, colocados em pontos fixos, onde o cidadão, espontaneamente, deposita os recicláveis.
PET Símbolo
Plásticos
A modalidade de coleta seletiva em postos de troca se baseia na troca do material entregue por algum benefício. O sucesso da coleta seletiva está diretamente associado aos investimentos feitos para sensibilização e conscientização da população. Normalmente, quanto maior a participação voluntária em programas de coleta seletiva, menor é seu custo de administração. Não se pode esquecer também a existência do mercado para os recicláveis.



Mais informação sobre como reciclar, acesse a pagina abaixo:




Casais Aniversariantes de Abril


CASAL
ENDEREÇO
ECC
D.C
ANOS
BODAS
Aldrim e Tatiana
Rua: Maria Clara,1539 - Q.Cunha
17º
06/04/01
11
Aço
Márcio e Bida
Rua: Cariús, 539 – Altos, Jd Guanabara
26º
03/04/09
03
Couro
Farias e Socorro
Rua: Gen. João Couto,219-O.Oliveira
18/04/70
42
Prata Dourada
Paulo e Alessandra
R.:Hildebrando de Melo,1413 a2 - Jd.Guanabara
15º
29/04/95
17
Rosa
Gleide e Marta
Rua:26, 140, Conj. Omega I
28/04/84
28
Hematita

ECC Paróquia São Gerardo Majjela realiza 4º. Feira dos Talentos.

ECC Paróquia São Gerardo Majjela realiza 4º. Feira dos Talentos e homenageia Maria Zilnar.

No próximo dia 10 de março o Encontro de Casais com Cristo (ECC) – equipe dirigente 2012, da Paróquia São Gerardo Majjela, realiza a 4º. Feira dos Talentos. A feira tem o objetivo de homenagear as mulheres de Fortaleza, em especial, da Paróquia São Gerardo. O evento acontecerá no pátio da Igreja São Gerardo, bairro São Gerardo, entrada pela Avenida Bezerra de Menezes, nº. 1256.
Este ano é a 4º. Edição da Feira dos Talentos, e todos os anos a Feira presta homenagem a mulheres que contribuem e marcam a vida da Paróquia São Gerardo. Nesta edição, Maria Zilnar de Souza, filha de Zita de Souza e Antônio Pereira, é a homenageada. Maria Zilnar nasceu no dia 7 de setembro de 1939 em Jaguaretama, Ceará. Casada com Manoel Miramon de Souza há 47 anos, com quem teve quatro filhos. Mora há 38 anos na Rua Haroldo Torres. Fez o 9° ECC de São Gerardo em setembro de 1983. Participou logo em seguida da Pastoral do Clube de Mães, chegando a coordenar como militante do ECC. Nesses 30 anos de trabalho junto ao ECC, participou de todas as equipes. Foi da coordenação da Comunidade Nossa Senhora das Graças, um dos setores da Paróquia.
“Padre Everton, pároco de São Gerardo Majjela e nossa Equipe da Feira de Talentos do ECC de São Gerardo prestam homenagem a essa grande mulher que tanto contribuiu com dedicação à sua comunidade”.
Durante a Feira acontecerá uma exposição de artesanato, pintura, artigos religiosos, brechó, floricultura e moda.
Informações através do telefone: 3223 3971 ou
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

XXVII Encontro de Casais com Cristo

A união das equipes da Sala e de Ordem e Limpeza do XXVII ECC deu a origem da Equipe Roxa, veja quem são os participante da equipe destaque 2011.
Tarefa realizada pela equipe Roxa de Amor por Cristo, na Gicana do ECC 2011 da Paróquia de São Pedro e São Paulo. No tempo da brilhantina, bons tempos não voltam mais.