quarta-feira, 5 de dezembro de 2012


Tempo de Natal: Nasceu-vos um Salvador

Contemplando este mistério‭ ‬da Encarnação do Verbo,‭ ‬estamos no‭ ‬coração da nossa fé cristã.‭ ‬É um mistério que nos dá a‭ ‬certeza de que Deus é Amor e nos quer com loucura.‭ ‬Essa é‭ ‬precisamente‭ ‬a certeza que fazia o Apóstolo São João exclamar:‭ ‬Deus é amor‭! ‬Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco:‭ ‬em nos ter enviado o seu Filho único,‭ ‬para que vivamos por Ele‭ ‬(1‭ ‬Jo‭ ‬4,8-9‭)‬.
Sim,‭ ‬no Natal,‭ ‬o‭ ‬amor de Deus invisível se faz visível.‭ ‬Está aqui,‭ ‬junto de nós,‭ ‬no Presépio.
São João extasiava-se com‭ ‬essa maravilha da bondade de Deus,‭ ‬que é a vinda‭ ‬do Verbo encarnado,‭ ‬e dizia:‭ ‬Ninguém jamais viu a Deus.‭ ‬O Filho único,‭ ‬que está no seio do Pai,‭ ‬foi quem o revelou‭ ‬(Jo‭ ‬1,18‭)‬.‭ ‬E,‭ ‬cheio de júbilo por tê-lo conhecido,‭ ‬por ter convivido com Ele‭ ‬durante três anos‭ ‬e ter experimentado o seu carinho,‭ ‬exclamava:‭ ‬Nós o vimos com os nossos olhos,‭ ‬nós o contemplamos,‭ ‬nós o ouvimos,‭ ‬nós o tocamos com as mãos…‭!‬ (cf.‭ ‬1‭ ‬Jo‭ ‬1,1-3‭)‬ Por experiência própria,‭ ‬podia‭ ‬afirmar:‭ ‬Aquele que não ama não conhece a Deus,‭ ‬porque Deus é Amor‭ (‬1‭ ‬Jo‭ ‬4,8‭)‬.
Jesus é Deus feito homem,‭ ‬que nos ama com toda a força do seu Amor divino e humano.‭ ‬É‭ ‬o seu‭ ‬um amor grande e verdadeiro,‭ ‬que tem os dois sinais claros da autenticidade.‭ ‬Primeiro,‭ ‬é uma doação plena.‭ ‬Amor que não se dá não é amor.‭ ‬Mas não é um‭ ‬dar-se qualquer,‭ ‬é uma doação que visa o‭ ‬nosso bem.‭ ‬E aí está o segundo sinal de autenticidade:‭ ‬todo o verdadeiro amor,‭ ‬ao dar-se,‭ ‬quer bem,‭ ‬ou seja,‭ ‬dá-se procurando o‭ ‬bem da pessoa amada.
A verdade‭ ‬que Jesus nos traz
E qual é o‭ ‬bem,‭ ‬quais são os‭ ‬bens‭ ‬que Jesus nos traz‭? ‬Todos os bens‭! ‬A vida verdadeira,‭ ‬a vida eterna‭! ‬A felicidade que não poderá morrer‭! ‬Nessa infinita riqueza de bens divinos,‭ ‬podemos distinguir‭ ‬especialmente‭ ‬três grandes tesouros.‭ ‬O tesouro da‭ ‬verdade,‭ ‬que Ele nos ensina‭;‬ o tesouro do‭ ‬caminho‭ ‬do Céu,‭ ‬que Ele abre e nos mostra‭; ‬e o tesouro da‭ ‬vida nova dos filhos de Deus,‭ ‬que Ele ganha para nós na Cruz.‭
Tudo isso resumiu-o Jesus numa só frase:‭ ‬Eu sou o Caminho,‭ ‬a Verdade e a Vida‭ ‬(Jo‭ ‬14,6‭)‬.‭ ‬Será que captamos a importância dessas palavras‭?‬ Tentemos arrancar do fundo delas a grande luz que encerram,‭ ‬meditando um pouco sobre o seu significado.
Jesus nos traz,‭ ‬primeiro,‭ ‬a luz da‭ ‬Verdade.‭ ‬Vem-me à cabeça agora o pai de São João Batista,‭ ‬Zacarias‭ – ‬o marido de Santa Isabel‭ –‬,‭ ‬que profetizou o nascimento de Jesus de uma maneira muito significativa.‭ ‬Dizia que‭ ‬a ternura e misericórdia do nosso Deus nos vai trazer do alto a visita do Sol nascente,‭ ‬que há de iluminar os que jazem nas trevas e nas sombras da morte e dirigir os nossos passos no caminho da paz‭ (‬Lc‭ ‬1,78-79‭)‬.‭ ‬Desde antes de nascer,‭ ‬Jesus já é anunciado como o Sol,‭ ‬como a Luz,‭ ‬a Luz da Verdade,‭ ‬que nos guiará para‭ ‬o bem e para‭ ‬a paz,‭ ‬para a paz terrena e eterna.
Isso‭ ‬é‭ ‬o que‭ ‬também‭ ‬diz São João no prólogo do seu Evangelho‭? ‬Ele era a verdadeira Luz,‭ ‬que vindo ao mundo ilumina todo homem…‭ ‬A luz resplandece nas trevas,‭ ‬e as trevas não a compreenderam‭ ‬(cf.‭ ‬Jo‭ ‬1,9-11‭)‬.‭ ‬Que pena se nós não a recebêssemos,‭ ‬que pena se nós não a compreendêssemos‭! ‬Porque a Verdade que Ele nos traz não é uma verdade qualquer:‭ ‬é a única‭ ‬verdade-verdadeira,‭ ‬a única verdade que salva:‭ ‬a verdade sobre Deus,‭ ‬sobre o mundo e sobre o homem.‭ ‬Só ela pode dar sentido à nossa vida.
Utilizando-nos de uma comparação do próprio Cristo,‭ ‬podemos dizer‭ ‬que a Verdade que Ele nos ensina é como a semente na mão do semeador.‭ ‬Pode cair nas pedras ou entre espinhos e morrer‭; ‬ou pode cair numa boa terra e dar fruto‭ (‬cf.‭ ‬Mt‭ ‬13,‭ ‬4‭ ‬ss.‭)‬.‭ ‬Depende de nós.
Se procurássemos acolher essa Verdade com carinho,‭ ‬seria uma maravilha,‭ ‬seríamos‭– ‬no empenho por edificar a nosa vida‭ –‬ como o construtor de que Jesus falava:‭ ‬Aquele que ouve as minhas palavras e as põe em prática é semelhante a um homem prudente,‭ ‬que edificou a sua casa sobre a rocha‭ ‬(Mt‭ ‬7,24‭)‬.‭ ‬Nem a chuva,‭ ‬nem o vento,‭ ‬nem as tormentas conseguiriam derrubá-la.‭ ‬Porque essa verdade nos daria‭ – ‬como diz a Bíblia‭ – ‬um‭ ‬amor forte como a morte‭ (‬Cânt‭ ‬8,6‭)‬.
O caminho que Jesus nos mostra
Se continuarmos a olhar para Jesus Menino,‭ ‬veremos que‭ ‬Ele nos‭ ‬diz também,‭ ‬como‭ ‬já mencionávamos:‭ ‬Eu sou o Caminho.‭ ‬Toda a sua vida é exemplo e caminho para nós,‭ ‬é como a sinalização luminosa da estrada que conduz a Deus,‭ ‬o roteiro que devemos seguir para nos realizarmos nesta terra e na eternidade.
É por isso que Jesus diz,‭ ‬muitas vezes:‭ ‬Segue-me‭!‬…‭ ‬Compara-nos às ovelhas que Ele,‭ ‬o Bom Pastor,‭ ‬conduz,‭ ‬entre brumas e perigos,‭ ‬até‭ ‬o pasto que alimenta e‭ ‬o‭ ‬refúgio seguro.‭ ‬Ele é o Bom Pastor que‭ ‬caminha adiante delas,‭ ‬adiante de nós,‭ ‬indicando-nos o caminho‭; ‬mais:‭ ‬sendo,‭ ‬com o seu exemplo,‭ ‬Ele próprio o caminho‭ ‬…
Acontece que o caminho de Cristo é,‭ ‬essencialmente,‭ ‬o‭ ‬caminho do Amor.‭ ‬Caminhai no amor‭ ‬– escrevia São Paulo‭ –‬,‭ ‬segundo o exemplo de Cristo,‭ ‬que nos amou e por nós se entregou…‭ ‬(Ef‭ ‬5,2‭)‬.
O amor que é‭ ‬caminho é o Amor autêntico,‭ ‬com maiúscula,‭ ‬o Amor que‭ ‬vem de‭ ‬Deus‭ ‬(1‭ ‬Jo‭ ‬4,7‭)‬.‭ ‬Não é fumaça cor de rosa,‭ ‬nem é uma teoria,‭ ‬nem é só uma paixão que arde e se evapora,‭ ‬é um amor vivo,‭ ‬sincero e realista,‭ ‬que se‭ ‬manifesta,‭ ‬no dia-a-dia,‭ ‬na prática das‭ ‬virtudes,‭ ‬que são como que o selo de garantia do amor.
Por isso,‭ ‬aquele que ama esforça-se por ser‭ – ‬com a graça de Deus‭ – ‬generoso,‭ ‬compreensivo,‭ ‬dedicado,‭ ‬paciente‭; ‬e‭ ‬também‭ ‬por ser constante,‭ ‬por ser forte na adversidade,‭ ‬por ser sóbrio e moderado nos prazeres‭; ‬por ser caridoso,‭ ‬gentil,‭ ‬prestativo‭; ‬por ser justo,‭ ‬discreto…‭; ‬por dar a Deus cada dia mais amor,‭ ‬e aos irmãos também.‭ ‬Em suma,‭ ‬por levar a sério a prática das virtudes humanas e cristãs.
Nunca percamos de vista que aquele que‭ ‬ama‭ ‬faz,‭ ‬age,‭ ‬não fica só pensando e sentindo.‭ ‬É exatamente isso o que‭ ‬nos diz São João,‭ ‬o grande intérprete do Amor de Cristo:‭ ‬Meus filhinhos,‭ ‬não amemos com palavras nem com a língua,‭ ‬mas por atos e em verdade‭ ‬(1‭ ‬Jo‭ ‬3,18‭)‬.‭ ‬E é claro que isso se aplica tanto ao amor a Deus como ao amor ao próximo.‭ ‬Como diz‭ ‬o mesmo‭ ‬São João:‭ ‬Temos de Deus este mandamento:‭ ‬quem ama a Deus,‭ ‬ame também a seu irmão‭ ‬(1‭ ‬Jo‭ ‬4,21‭)‬.
A vida que Jesus nos dá
Com o olhar‭ ‬da contemplação‭ ‬sempre fixo no Menino,‭ ‬pensemos na terceira coisa que Ele nos diz:‭ ‬Eu sou a Vida.‭ ‬Jesus é Deus que se faz homem,‭ ‬para que o homem,‭ ‬de uma maneira inefável,‭ ‬passe a viver uma vida nova,‭ ‬a vida de‭ ‬“Deus‭”‬.‭ ‬É um pensamento que deixava os santos pasmados,‭ ‬inebriados de alegria e agradecimento.‭ ‬Significa que Jesus nos traz a‭ ‬graça divina,‭ ‬a‭ ‬graça do Espírito Santo,‭ ‬que nos une intimamente a Ele e nos comunica a sua própria‭ ‬vida:‭ ‬Da sua plenitude todos nós recebemos,‭ ‬e graça sobre graça.‭ ‬Pois a lei foi dada por Moisés,‭ ‬a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo‭ ‬(Jo‭ ‬1,‭ ‬16-17‭)‬.
Como conforta pensar que a‭ ‬graça divina,‭ ‬que recebemos pela primeira vez no batismo,‭ ‬nos transforma,‭ ‬comunicando-nos uma vida nova,‭ ‬que é‭ – ‬nada mais e nada menos‭ – ‬uma participação na própria vida de Deus.‭ ‬O Novo Testamento traz expressões belíssimas desse mistério da graça na alma.‭ ‬Por exemplo,‭ ‬São Pedro diz que‭ ‬ela‭ ‬nos faz‭ ‬participantes da natureza divina‭ (‬2‭ ‬Pedr‭ ‬1,4‭)‬.‭ ‬São João afirma que a graça‭ – ‬que vem sempre à alma juntamente com o Espírito Santo‭ – ‬nos dá o poder de nos tornarmos filhos de Deus‭ (‬Jo‭ ‬1,‭ ‬12‭)‬.‭ ‬E São Paulo declara,‭ ‬com grande alegria,‭ ‬que,‭ ‬com a graça do Espírito Santo,‭ ‬não recebemos um espírito de escravidão,‭ ‬para vivermos ainda no temor,‭ ‬mas recebemos o espírito de adoção como filhos,‭ ‬pelo qual clamamos:‭ ‬Abbá,‭ ‬Pai‭! ‬Papai‭!‬ (Rom‭ ‬8,15‭)‬.
Jesus,‭ ‬nosso Redentor,‭ ‬é a fonte de toda a graça.‭ ‬Aquele que tiver sede,‭ ‬venha a mim e beba‭ (‬Jo‭ ‬7,37‭)‬,‭ ‬dizia…‭ ‬E nos prometia derramar o Espírito Santo,‭ ‬sem medida,‭ ‬na alma.
Na verdade,‭ ‬o peito de Cristo aberto na Cruz,‭ ‬até dar-nos as últimas gotas de sangue e água,‭ ‬é o manancial de onde brotam as sete fontes pelas quais nos vem a graça do Espírito Santo:‭ ‬os sete Sacramentos.
Cada um deles nos une a Deus‭ (‬e aos‭ ‬nossos‭ ‬irmãos‭) ‬de uma maneira própria.‭ ‬O Batismo transforma-nos em filhos de Deus‭; ‬a Crisma dá-nos a força do Espírito Santo para sermos fiéis soldados de Cristo e apóstolos‭; ‬a Reconciliação ou Confissão cura a alma doente e ressuscita a que está morta pelo pecado‭; ‬a Eucaristia une-nos intimamente a Jesus,‭ ‬que se faz Alimento e Vida da nossa alma‭; ‬o sacramento da Ordem transforma os sacerdotes em instrumentos vivos de Cristo sacerdote‭; ‬o Matrimônio implanta a poderosa semente da graça e do amor de Deus no amor dos esposos e dos pais‭; ‬e a Unção dos Enfermos é a mão carinhosa de Jesus,‭ ‬que nos ergue da doença ou nos leva para o Céu.
E,‭ ‬assim,‭ ‬os sete Sacramentos,‭ ‬juntamente com as virtudes e com a força‭ ‬poerosa da oração‭ – ‬que é a respiração vital da alma do cristão‭ – ‬vão-nos identificando com Cristo,‭ ‬vão-nos transformando espiritualmente nEle,‭ ‬fazem com que pensemos como Cristo,‭ ‬sintamos como Cristo,‭ ‬amemos como Cristo,‭ ‬atuemos como Cristo.‭ ‬Esta é a vida dos cristãos,‭ ‬a vida dos filhos de Deus que se identificam com Jesus.
Por isso,‭ ‬este tempo de Natal‭ ‬é um bom momento para nos perguntarmos,‭ ‬diante de Jesus Menino:‭ “‬Eu vivo como filho de Deus‭? ‬A minha oração é oração de um filho‭?‬ Está‭ ‬cheia do abandono e da confiança dos‭ ‬filhos muito amados‭? ‬Posso dizer que o meu temor é filial,‭ ‬ou seja,‭ ‬que não temo que Deus me abandone ou me castigue,‭ ‬mas temo só magoá-lo,‭ ‬ofendê-lo‭? ‬Cumpro os mandamentos com carinho de filho,‭ ‬ou com a má vontade do escravo forçado‭? ‬Tenho delicadezas de afeto filial para com Deus,‭ ‬para com Nossa Senhora…‭? ‬Enfim,‭ ‬eu poderia pôr o adjetivo‭ ‬filial em tudo o que penso,‭ ‬sinto e faço‭?‬…‭”
Seria tão bom que‭ ‬este Natal nos envolvesse no Amor de Deus,‭ ‬tal como uma grande luz envolveu os pastores,‭ ‬na noite em que Jesus nasceu‭ (‬Lc‭ ‬2,9‭)‬,‭ ‬e nos tirasse da mediocridade e da tristeza,‭ ‬que é‭ ‬sempre fruto de algum‭ ‬obstáculo‭ (‬preguiça,‭ ‬egoísmo,‭ ‬mesquinhez,‭ ‬sensualidade…‭) ‬entre Deus e mim,‭ ‬como dizia São Josemaria.
Coloquemos este bom‭ ‬desejo aos pés de Jesus,‭ ‬neste santo Natal.‭ ‬Não nos esqueçamos de que,‭ ‬em cada Natal,‭ ‬Deus chega muito perto de nós.‭ ‬Em cada Natal,‭ ‬Jesus‭ – ‬ultrapassando as barreiras do tempo‭ – ‬leva-nos para junto do Presépio.‭ ‬Em cada Natal,‭ ‬Maria,‭ ‬a Mãe,‭ ‬oferece-nos o Menino,‭ ‬sob o olhar sorridente de José.‭ ‬Em cada Natal,‭ ‬Jesus também sorri para nós,‭ ‬e nos pergunta:‭ “‬Será agora‭? ‬Será desta vez…‭? ‬Confia‭ – ‬diz-nos‭ –‬,‭ ‬eu estou aqui para te ajudar‭”‬.‭ ‬Sim,‭ ‬em cada Natal,‭ ‬uma grande luz brilha para nós.‭ ‬Em cada Natal,‭ ‬há uma esperança que desponta.‭ ‬Cada Natal,‭ ‬em suma,‭ ‬pode ser para nós um novo‭ ‬nascimento.‭ ‬É isso que agora deveríamos‭ ‬pedir com muita fé a Jesus,‭ ‬pela intercessão de Maria,‭ ‬sua Mãe e Mãe nossa,‭ ‬e de São José.
‎(‏adaptação de um capítulo do livro de F.‭ ‬Faus:‭ ‬Natal,‭ ‬reunião dos sorrisos‭)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

XXVII Encontro de Casais com Cristo

A união das equipes da Sala e de Ordem e Limpeza do XXVII ECC deu a origem da Equipe Roxa, veja quem são os participante da equipe destaque 2011.
Tarefa realizada pela equipe Roxa de Amor por Cristo, na Gicana do ECC 2011 da Paróquia de São Pedro e São Paulo. No tempo da brilhantina, bons tempos não voltam mais.