sábado, 8 de agosto de 2015


   



PE Marcos José - CM

Evangelho 
 João 6,41-51
Domingo, 09 de agosto de 2015
19º Domingo Tempo  Comum



Eu sou o pão da vida.

A acolhida de Jesus na fé é obra do Pai no coração do discípulo. Por isso, Jesus proclamava: "Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o atrai". A salvação acontece neste processo de inter-relação que abrange o Pai, o Filho e o discípulo.
É possível descrever esta dinâmica do discipulado. Quem se predispõe a ser discípulo deve ter suficiente boa vontade a ponto de fazer-se sensível à moção de Deus que o convoca a deixar de lado o egoísmo e a abrir-se para o amor. 
O primeiro passo consistirá em escutar o apelo de Deus que o interpela a assumir um novo projeto de vida. O passo seguinte será a firme decisão de deixar-se mover e conduzir pela graça, dispondo-se a trilhar os caminhos que lhe serão apresentados, sem colocar dificuldades. 

Disto resultará o encontro com Jesus, encarnação do amor do Pai na história humana, e a conseqüente transformação da própria vida. Assim, cabe ao discípulo cooperar com o Pai nesta obra de encontro com Jesus e não tomar iniciativa por conta própria.
Esta é a forma pela qual a humanidade continua a ser instruída pelo Pai. Daí a necessidade de ouvir o Filho e tornar-se seu imitador. É a melhor forma de deixar-se interpelar pela Palavra de Deus e ser guiado por ela.
Em suma, deixado à própria sorte, o discípulo jamais encontrará o caminho para Deus. A missão de Jesus é ajudá-lo nesta tarefa.

 

Oração
Pai, que eu seja movido por ti, no processo de encontro com Jesus, para que, tendo-o encontrado, ele me instrua sempre 
mais a respeito de ti.


segunda-feira, 3 de agosto de 2015

As Finanças do ECC

A adesão a Jesus Cristo é um ato de plena liberdade do ser humano. Somos chamados a aderir à Igreja por Ele instituída na qual se faz presente no povo reunido em seu nome, na Palavra viva proclamada, nos ministros sagrados e essencialmente na Eucaristia, alimento sublime da alma. 
O ato de estar na Igreja deve assumir então uma característica de pertença, ao ponto de se reconhecer como a própria Igreja, resplandecer o mesmo rosto do Cristo Ressuscitado. É nele que somos parte e sinal de salvação, luz do mundo e sal da terra. 

A Igreja, pois, feita de povo precisa inevitavelmente de um pouco de previsão e de provisões: Abrigo, alimento, vestes, idas e vindas, livros... e todos os demais recursos necessários. Em todo o fazer humano há que haver meios físicos e materiais. 

Onde buscar os recursos para a realização dos Encontros de Casais com Cristo? O próprio documento nacional do ECC nos aponta: virá dos próprios casais que já passaram pela experiência do ECC. Portanto não é o melhor caminho recorrer ao cofre comum da comunidade paroquial, menos ainda sair pedindo doações de forma indiscriminada aos comerciantes locais. 

Os artifícios de rifas, bingos bazares, etc, são úteis e até devem ser utilizados, mas como fonte de recursos para fazer frente a eventos episódicos, tais como aquisição de algum equipamento mais dispendioso, realização de congressos ou outra ação de maior demanda financeira. A regra deve ser a doação, livre, espontânea e generosa, dos casais que já vivenciaram o ECC; não há que se exigir taxas ou pagamentos; não se pode estipular valores, nivelar recursos, eis que pelo ECC passam casais das mais diversas condições sócio-econômicas. 
Os mini-mercados não devem ter a finalidade própria de gerar lucros, embora na prática acabam por ajudar, mas essa não deve ser sua principal finalidade – alguns parecem mais uma feira de artesanato – é bom evitar todo o exagero. 

Vale ressaltar que as doações não são feitas somente pelos casais que estão compondo as equipes de trabalho daquele encontro, todos os casais da paróquia que já vivenciaram o ECC devem ser motivados a colaborar. Nos grandes centros urbanos é mais comum a doação em espécie, nas pequenas localidades aparecem muito em forma de produtos e gêneros, muitas vezes produzidos pelos próprios casais em suas propriedades. O que é realmente importante?– o espírito de doação, o sentido de pertencer. Nunca se deve esquecer o espírito de pobreza e de simplicidade que norteiam a nossa caminhada, evitando-se, pois a opulência e o supérfluo. 

O ECC como serviço da Igreja quer despertar os casais também para esta adesão, para este espírito de solidariedade e de partilha. A dinâmica, o método e a forma do ECC devem levar a este comportamento maduro e comprometido com a causa da evangelização. 

Evitar as despesas desnecessárias “só para fazer diferente”; a diferença deve ser o amor com que se faz. É prudente que se faça alguma reserva de recursos sem, contudo assumir o sentido de acumular, mas de prevenir. 

Importante lembrar-se da obrigação de participar dos recursos necessários à realização da 2ª e da 3ª etapa do ECC e a ajuda na manutenção do Conselho Diocesano e do Conselho Regional conforme cada realidade; As paróquias mais abastadas podem e devem ajudar aquelas menos aquinhoadas, esta é uma dimensão missionária da doação. 

Os casais devem ser sensibilizados, ainda no plenário do ECC 1ª Etapa, mediante o sociodrama “corresponsabilidade”. Depois o próprio casal finanças deve encarregar-se de aproveitar as oportunidades de reuniões de pós-encontro para oferecer orientações seguras sobre a maneira prática de contribuírem para os próximos encontros. 

Os casais pós-encontros igualmente devem estar preparados para responder a estas questões. Por fim, convém que valorizemos as prestações de contas em todos os níveis dos órgãos de direção do ECC, como forma de demonstrar claramente a responsabilidade ao empregar os recursos obtidos. 

Joaquim e Aparecida 
Casal Regional Centro-Oeste 
Fonte: ECC Nacional.

domingo, 2 de agosto de 2015

Palavra do Nosso Pastor

  





PE Marcos José - CM

Evangelho 
 João 6,24-35
Domingo, 02 de agosto de 2015
18º Domingo Tempo  Comum



A VONTADE DE DEUS

Toda a ação de Jesus visava encaminhar as pessoas para Deus e fazê-las descobrir sua vontade. Quando o Mestre operava milagres, não pretendia atrair sobre si os olhares das multidões. Seu desejo era fazê-las perceber o amor de Deus atuando em suas vidas. Os milagres eram uma manifestação concreta deste amor. Daí, um caminho de acesso para Deus.


Entretanto, o primeiro passo a ser dado na compreensão deste amor consistia em professar a fé em Jesus, na sua condição de Filho enviado pelo Pai. Era, também, a primeira obra agradável a Deus.

Pressupondo a fé e considerando o objetivo da ação do Senhor, o discípulo não se enganaria na avaliação dos milagres, como aconteceu com a multidão saciada, na multiplicação dos pães. Em vão, este povo foi procurar Jesus, talvez pretendendo ser novamente saciado. O Mestre alertou-o acerca desta busca equivocada, aconselhando-o a  buscar o pão da vida, que permanece para sempre. Esse pão era o próprio Jesus. Quem o encontrasse, não teria mais fome ou sede. Não fome e sede físicas, e sim, fome e sede de Deus. Elas é que são essenciais.

Quem se alimenta do pão que é Jesus, ou seja, crê nele, tem a vida eterna, porque se predispõe a fazer sempre a vontade de Deus. E, como Jesus, estará sempre pronto a fazer o milagre da partilha. Portanto, é inadiável aderir a Jesus pela fé.

Oração
Senhor Jesus, sacia-me com o pão da vida que és tu, para que eu possa fazer sempre o que agrada a Deus.


Papo Jovem Vocação


Entrevista sobre o despertar vocacional com o Animador Vocacional da Província de Fortaleza da Congregação da Missão - PFCM: Padre Anderson Clay - CM.





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

XXVII Encontro de Casais com Cristo

A união das equipes da Sala e de Ordem e Limpeza do XXVII ECC deu a origem da Equipe Roxa, veja quem são os participante da equipe destaque 2011.
Tarefa realizada pela equipe Roxa de Amor por Cristo, na Gicana do ECC 2011 da Paróquia de São Pedro e São Paulo. No tempo da brilhantina, bons tempos não voltam mais.